Nossa Paróquia Santa Rita de Cássia em Londrina (PR) baseada no Decreto de nosso Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz, nas recomendações do Governo do Estado do Paraná e do Munícipio de Londrina dá as devidas orientações pastorais para se fazer a prevenção do Covid-19 (Coronavírus) dentro de nosso território paroquial. Entre elas ressaltamos as seguintes:
- Para evitar a aglomeração de pessoas em nossas celebrações aumentamos a quantidade de horários de celebrações durante os finais de semana. Assim sendo fica da seguinte forma:
a) Igreja Matriz: Sábado (18h30 / 19h30), Domingo (7h / 9h / 11h / 12h / 15h / 17h / 19h), Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira (19h30), Terça-feira, Quinta-feira (6h30);
b) Capela Sagrada Família: Domingo (8h / 9h30 / 11h), Sexta-feira (19h30);
c) Capela Santo Antônio: Sábado (19h30);
d) Capela São Judas Tadeu: Sábado (19h30);
- Nas celebrações serão omitidas algumas partes facultativas (não obrigatórias) como: procissão de entrada e saída, canto de monição antes da Liturgia da Palavra, preces, pai-nosso de mãos dadas e abraço da paz.
- A distribuição da Sagrada Comunhão (Eucaristia) acontecerá apenas na mão, sem ressalvas diante do ministro. Pedimos o máximo cuidado e devoção para a recepção deste tão augusto sacramento da Igreja que é penhor de salvação para todos nós, evitando qualquer profanação.
- No dia 22 de março não teremos a oração das mil Ave-Marias, os tradicionais testemunhos de graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita, bazar e pão de Santa Rita. Nas missas teremos apenas a bênção das rosas ao final (brevemente).
- Para as celebrações todas as janelas e portas devem estar abertas para possibilitar a maior circulação de ar possível. Após cada celebração a Igreja deverá ser higienizada. Assim como também devem ser higienizados todos os microfones e objetos litúrgicos.
- Recomendamos que os ministérios de música reduzam os integrantes em razão do coro da Igreja ser pequeno e facilitar aglomeração de pessoas. Durante a semana as celebrações não necessitam de ministério de músicas.
- Todos os recipientes de água benta devem ser retirados dos templos que estão em nosso território paroquial. Aqueles que quiserem água benta deverão pedir aos padres e diáconos que estiverem em nossa paróquia.
- Em consonância com as orientações do Papa Francisco e de Dom Geremias, idosos e pessoas com doenças crônicas, que compõem o grupo de risco, cumprem o preceito acompanhando as missas pelos meios de comunicação. As transmissões serão realizadas pelo Facebook (https://www.facebook.com/santaritalondrina/) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0Dqyepkyx7ZW3hgEpeDdww). Por isso, recomendamos que as pessoas do grupo de risco não participem das celebrações eucarísticas até que se mude o quadro epidemiológico.
- Cantos do: Ato Penitencial, Hino de Louvor (Glória), Salmo, Santo e Cordeiro de Deus serão omitidos. O sacerdote os substituirá pela forma rezada conforme prescreve as normas litúrgicas do Missal Romano. Aproveitamos ainda para viver um tempo quaresmal mais penitencial/sóbrio como pede a Liturgia da Igreja.
- A procissão de apresentação dos dons está suspensa. Os fiéis devem evitar aglomeração na entrega de ofertas/dízimos e não se aproximar do presbitério/altar para preces.
- Em cada celebração só poderá ter a participação de 50 pessoas. Pedimos que os paroquianos alterem os horários de participação para evitar a aglomeração nos horários que são tradicionais.
- As celebrações vão acontecer dentro do templo com a distribuição dos fiéis. Recomendamos o isolamento de bancos para ajudar no afastamento dos fiéis.
- Acólitos e coroinhas estão suspensos neste período do exercício dos ministérios em razão de serem potenciais transmissores do vírus e por serem assintomáticos (não expressarem os sintomas do Covid-19).
- Os ministros que se encaixarem no grupo de risco (com ou acima de 60 anos ou possuírem doenças crônicas) estão dispensados do exercício do ministério até que a situação seja normalizada. O mesmo vale para os ministros que estiverem doentes, especialmente àqueles que estiverem com febre, coriza e tosse.
- Procuremos cuidar bem de nossas crianças e idosos durante esse período de pandemia. Eles são, ao mesmo tempo, a nossa história e a esperança de um futuro melhor.
- A distribuição do viático (eucaristia aos doentes/impossibilitados) está suspensa. Somente os casos graves/urgentes serão atendidos com a devida autorização do pároco.
- As bênçãos e visitas pastorais estão suspensas. Só serão atendidos os casos graves/urgentes com a devida autorização do pároco.
- O atendimento do Sacramento da Reconciliação (Confissão) continuará acontecendo conforme o costume às quartas-feiras (9h-13h / 14h-18h) e aos sábados 21 e 28 de março (8h-12h). Só que agora dentro da Igreja obedecendo a distância de segurança. Pedimos que o agendamento das confissões seja realizado na secretaria paroquial para evitar a aglomeração dos fiéis no mesmo horário.
- Os sacramentos do Matrimônio (Casamento) e Batizados agendados na paróquia serão resolvidos de forma personalizada. Para resolução de incompreensões entrar em contato com o pároco pela secretaria paroquial.
- As reuniões de pastorais, movimentos, organismos incluindo também a catequese estão suspensas (canceladas). Só serão mantidas as missas. Os grupos de oração carismático da RCC (Exército do Senhor e Ruah) realizarão seus encontros com transmissão pela internet (com menos de 5 membros participando).
- Os celebrantes não cumprimentarão os fiéis nem na entrada e nem na saída para evitar contaminações.
- Todos os dias teremos o Santo Terço às 18h pela internet (Facebook e Youtube) com o pároco Pe. Edivan rezando pelo fim da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).
- A Igreja estará aberta aos fiéis todos os dias para oração individual.
- Às quartas-feiras teremos adoração ao Santíssimo Sacramento das 8h às 18h com o Santo terço pelo fim da epidemia do Covid-19 (Coronavírus).
- Pedimos a todos o uso do álcool em gel e que façam a devida higienização das mãos evitando também dar às mãos e as aglomerações dentro do templo.
Londrina-PR, 18 de março de 2020
Pe. Edivan Pedro dos Santos
Pároco
Documento oficial emitido pelo nosso pároco:
Orientações Pastorais para a prevenção do Covid-19 (Coronavírus)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.