Do Abacateiro, Rumo a Santuário

Na década de 60, quando a atual paróquia ainda pertencia à Paróquia Nossa Senhora das Graças, os fiéis celebravam as missas na Praça Giácomo Ferro conhecida como Praça do Abacateiro, praça situada próxima a atual igreja. Essas missas eram celebradas na maioria das vezes pelo Frei Fortunato, Frei Capuchinho, que colaborou por aproximadamente 8 anos com a comunidade.  O nome de Santa Rita de Cássia  a comunidade foi dado  por José Conson, devoto de Santa Rita, que com os primeiros, começariam a se empenhar na construção de um igreja.  Foi o Sr. o Vanter Superbi, que chamou para fazer parte da comissão da Igreja. Pediram ao Bispo da época, e foi aceito que a comunidade se chamasse e fosse consagrada a Santa Rita de Cássia.  O primeiro local conseguido para Igreja foi rua Salgado Filho, na cabeceira do aeroporto. Porém, por questão de segurança e silêncio, a prefeitura trocou pelo atual terreno, onde havia um campinho. O restante do terreno em volta da Igreja, passou ser oficialmente denominado Praça de Santa Rita.

⇒ Saiba mais sobre o Projeto Santuário
⇒ Conheça a relação dos Pioneiros de nossa paróquia

Em 1972 foi construído um barracão de madeira, onde hoje é o salão paroquial. Então, as missas passaram a ser celebradas nesse local, que era também utilizado para quermesses e reuniões da comunidade.

Com a vinda das missões, em 1978, houve um grande aumento no número de fiéis. Foram então criados alguns grupos e movimentos. O barracão já não suportava mais a quantidade de fiéis nas Santas Missas. Por volta do ano de 1981 houve então a construção do primeiro templo, uma igreja simples.

Em 15/09/1987 foi assinado o Decreto de Criação da quase- paróquia, desmembrando da Paróquia Nossa Senhora das Graças, sendo nomeado como pároco para quase-paróquia o Padre Aristeu Barbosa, sucedido pelo Padre  Tarcisio Tadeu Spricigo, no ano de 1989.

De 02/1990 a 1994  assumiu como Administrador Paroquial o Padre Joaquim de Medeiros Neto, que finalizou a construção do Salão Paroquial e do Centro Catequético.

Confira os horários das Missas no Santuário e nas Capelas

No dia 29/11 /1995 foi assinado o decreto da criação e constituição da Paróquia Santa Rita de Cássia, pelo Arcebispo Dom Albano Cavallin em uma missa de crisma, sendo nomeado como primeiro pároco Padre Miguel Vergara, do Seminário Paulo VI.

†Em 02/1997  foi nomeado Pároco Padre José Roque Neto. À  época foi feito a reforma da Capela São Judas Tadeu e a Paróquia abrigou o Seminário Diocesano Propedêutico São José. Também foi adquirido o terreno onde hoje está a casa paroquial.

Em 03/2003 assumiu como pároco Padre Jaime Alonso Bottero Galo. Em seu período foi realizada a última e grande  reforma na Igreja, deixando o templo do jeito que temos hoje, além da construção da Gruta de Santa Rita.

Em 03/2009 foi nomeado Pároco Padre Rodrigo Rivera. Nesse período foi finalizada a obra de construção e feito a dedicação da Capela Sagrada Família, em 14 de agosto de 2013. Pe Rodrigo adquiriu o pedestal e a grande imagem  de  4 metros de Santa Rita de Cássia que está instalada em frente à Igreja.

Em 02/2015 é nomeado pároco Padre Paulo Henrique de Alencar. Nesse período foi construída com a colaboração da comunidade a Casa Paroquial,  que foi entregue e abençoada no dia 28/02/2016 em missa celebrada por Dom Orlando Brandes, também foi feito a construção dos novos banheiros do Salão Paroquial e a reforma da Secretaria e dado início a construção e ampliação do cozinha e da parte do superior do centro catequético.

Em 30/09/2016 aconteceu a Dedicação da Paróquia e Consagração do Altar em cerimônia presidida por Dom Orlando Brandes, neste dia foi depositada no Altar a Relíquia de Santa Francisca Romana.

No aniversário do primeiro ano da Dedicação da Igreja, a comunidade teve a alegria de receber a Relíquia de sua Padroeira Santa Rita de Cássia, trazida de Cascia (Itália) por uma paroquiana,  Cleonice Formaio, que foi a portadora de um pedido feito pelo nosso pároco, com autorização do arcebispo Dom Orlando Brandes,  ao Monastério de Santa Rita na Itália, que prontamente nos concedeu a posse e a custódia dessa Relíquia, que se encontra no nicho de Santa Rita dentro da Igreja.

⇒ Conheça nosso Mural de graças <

⇒ Milagres de Santa Rita <

O atual pároco é o Padre Edivan Pedro dos Santos, que assumiu no dia 21/01/2018. Foi concedido à Paróquia o decreto de adoção e cuidados da Praça Santa Rita, por parte da Prefeitura de Londrina e dado início ao processo de transformação da Paróquia em Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia de Londrina, com as bênçãos do Arcebispo Dom Geremias Steinmetz.

Neste período, conclui-se a reforma da cozinha com novos equipamentos. Foi feita a adequação da estrutura elétrica da Igreja, nova iluminação e  sonorização. Construiu-se a Capela de Velas, a Capela das Graças e revitalizou-se a Gruta e o nicho de Santa Rita. Novas fachadas com novas portas foram feitas e o embelezamento artístico do templo foi começado. Também construiu-se o confessionário e a sacristia atual, com as salas novas da Pascom e da  música, e os novos banheiros públicos. Construimos a Loja do Santuário, reformamos o salão paroquial e fizemos a cobertura do Anexo lateral da Igreja.

No Ano de 2022, já foram construídas a Nova Sala da Partilha e do Roupeiro, Depósito e Churrasqueira. Também concluimos as obras do Jardins de Santa Rita, com mirante, pedra, pracinhas e Vinhas de Santa Rita. Também foram construidas as Ermidas de São José e Nossa Senhora da Graças e o Painel de Dom Albano. O Site do Santuário e as mídias sociais foram implementadas como canais e instrumentos de divulgação do devoção a Santa Rita em nosso Santuário. Também foi lançada a Campanha de Devotos, campanha Benfeitor do Impossível.

Em termos pastorais, iniciou-se o Roupeiro de Santa Rita e celebramos o Jubileu de Prata da Paróquia, com a colocação da Galeria dos Padres na Secretaria Paróquia, Bosque do Jubileu e criação e instalação da Bandeira de Santa Rita. Também foi dado início oficial a Capela São Francisco de Assis dentro da Fazenda Nata, em outubro de 2020, desmembrando da Comunidade São Judas.

Sobre a movimentação litúrgica e devocional, começaram as missas diárias e o atendimento frequente das confissões. Também deu-se início Oração da Novena Mensal e do Terço Semanal de Santa Rita de Cássia. Também começou-se a ser celebrada Missa com Novena Perpétua de santa Rita, toda quarta-feira. O Dia Devocional foi criado, com 4 missas, Adoração Eucarística, atendimento de Confissões, Momento oracional. Neste período, em 2022, começou-se a Oração das 15 Quintas-feiras com Santa Rita, e as Capelinhas de Santa Rita. Lançamos o informativo devotus, e começamos a Missa do Romeiro, aos domingos, as 17 horas.

Estamos já vivendo uma vida de Santuário. Aleluia. Deus seja louvado. Com Santa Rita na frente, vamos avançando. Amém.

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!