Dia do Padre

No dia 04 de agosto comemora-se a memória de São João Maria Vianney, conhecido por  Cura d’Ars”, o padroeiro dos padres e um grande confessor que deu o exemplo de vida sacerdotal.

Nesta data tão especial somos chamados a refletir sobre a vocação do Sacerdote; a vocação de ser padre. O que é ser padre? É quando um homem  decide trilhar os caminhos de Nosso Senhor Jesus Cristo renunciando a sua vida por este sim ; por este sonho. Um sonho que não só nasce no coração de um padre mas já nasce dentro do coração de Deus. O futuro padre  já carrega dentro de sua alma um chamado cheio de expectativas e aspirações sopradas por Deus.

Padre muitas vezes é confundindo como um Deus, um psicólogo, um “ benzedô”, ou a última tábua de salvação por quem o procura… oxalá este padre poder conseguir atender a tudo e a todos.

A igreja sem um padre é oca mas um padre sem a sua comunidade é um fantasma. Quantas lutas vimos de nossos sacerdotes para atender as exigências e os anseios de sua comunidade no cotidiano de sua paróquia. Ora paroquianos melindrosos…ora os paroquianos faladores …ora os paroquianos agradecidos que empanturra o padre de tantas guloseimas…ora os paroquianos histéricos ou os silenciosos na qual o padre tem que ter uma bola de cristal para descobrir o que se passa ou o padre consegue conhecer apenas com a força do “Espírito Santo”.

Nesta pandemia descobrimos verdadeiros tesouros escondidos que presenteou a todos com a resiliência de cada padre. Verdadeiros mestres de se reinventar. Vimos nossos padres lutando contra a era digital para realizar uma  missa virtual; vimos padres que fecharam as portinhas de suas igrejas e esperaram toda essa loucura passar mas sempre rezando por sua comunidade.

Padre é gente como a gente e sente tudo como nós sentimos. Este ser sente dor, solidão, medo, angústia, dúvidas, raiva,  tristeza e depressão. A coisa mais triste para um padre é entrar na igreja e sentir apenas o cheiro da madeira dos bancos vazios…nossos sacerdotes anseiam por sentir o cheiro de gente, o cheiro da sua gente o cheiro de sua comunidade.

Graças ao bom Deus cada padre enfrentou este desafio a sua maneira.

Seja como for o seu padre, seja ele showmen, o cantor, o que fala baixinho, o velhinho, o jovem descolado, o “ das live”, o conservador ou até mesmo o renovado; este padre deu o seu sim deixando o amor e o conforto de sua família para estar conosco celebrando a grandiosidade de uma missa.

Quantas vezes esse  padre mesmo cansado  atende aquele paroquiano que viaja na maionese ou vice-versa. Quantas vezes nosso sacerdote vislumbrado sonha longe, sonha alto nas nuvens e que até vislumbramos os anjinhos com ele ai temos que dizer:  “ Menos padre, menos” . Muitas vezes esses sacerdotes tiram as nossas paciências por suas teimosias e suas eloquências mas sabemos  que os nossos queridos sacerdotes são a certeza da continuação permanente do Cristo no meio de nós, afinal, “o Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo” (São João Maria Vianney). Além disto, o Padre é o único que, através das suas mãos ungidas, é capaz de transubstanciar o pão e o vinho, no próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo; “carrega consigo a autoridade de Jesus para conceder o perdão aos pecadores arrependidos, transformando o seu coração na própria Porta Santa que acolhe a todos, sem exceção” (Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.).

Por isso rezemos todos os dias por todos os padres que passaram por nossas vidas e que hoje fazem parte de nossas vidas. E, rezemos pelos padres falecidos para que tenham o descanso eterno.

Deus abençoe a todos sacerdotes!

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Oração ao Sacerdote

“Senhor Jesus Cristo, que para testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecerdes entre nós pelo ministério dos padres, enviai-nos santos sacerdotes!

Nós vos pedimos por aqueles que estão conosco à frente de nossa comunidade, especialmente o vigário de nossa paróquia. Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando o cansaço, perigos e dificuldades para anunciar a Palavra da Salvação.

Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes e dos velhos, de todos os que sofrem e estão desamparados.

Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do vosso Reino de Justiça, de Amor e de Paz, seja ensinando, seja abençoando, seja administrando os sacramentos da salvação.

Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, aqueles que sofrem injustiças e perseguições por vosso nome, aqueles que se sentem angustiados diante dos problemas.

Fazei que eles todos sintam a presença de vosso amor e a força de vossa Providência. Amém.

Retirado do livro: Orações de todos os tempos da Igreja. Ed. Cléofas. Felipe Aquino.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: para sempre seja Louvado!

Santa Rita de Cássia: Rogai por nós!

SE PUDER, AJUDE-NOS! CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Links uteis:

Novena Mensal de Santa Rita
Horários de Missas Atualizados
Campanha Doe Rosas a Santa Rita e Construa o Santuário em Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Conheça a Bandeira de Santa Rita
TV Tarobá no Futuro Santuário
Paróquia Santa Rita traz melhorias no bairro Jardim Califórnia e região
Programa Bênçãos de Santa Rita