No dia 02 de novembro, a Igreja dedica toda uma liturgia especial para a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, que é o nome oficial de Finados. Tanto a rito da Missa quanto a Liturgia das Horas se reveste de um manto solene que mostra aos fiéis a maior verdade, a Eternidade. Não é por acaso que a data foi dedicada no seguinte à Solenidade de Todos os Santos (no Brasil, a festa de Todos os Santos, caso não caia no Domingo, é celebrada no Domingo Seguinte).

Nesta quarta-feira (02), o Santuário de Santa Rita celebrou 3 missas, sendo uma na matriza e as outras duas nas Capelas: Sagrada Família e Santo Antônio.

>> Um dia no Santuário Santa Rita de Cássia de Londrina

>> Veja mais sobre o Futuro Santuário!!

Neste dia tão especial é uma forma de honrarmos as memórias de nossos entes queridos que nos deixa muitas saudades. Nossa igreja lembra da Igreja Triunfante, isto é, todas aquelas almas benditas que morreram em estado de graça e foram levadas aos céus, nos deparamos com a realidade da Igreja Padecente, daqueles fiéis a Cristo que, quando morreram, ainda precisavam se purificar da pena por faltas passadas na qual a Igreja chama de Purgatório.

>> Veja mais sobre o Futuro Santuário!!

>> Conheça nosso trabalho social

>> Devoção à Santa Rita, atrai peregrinos

INDULGÊNCIAS DE FINADOS

Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgências aplicável às almas do Purgatório. Esta indulgência será plenária (cumprindo as 4 condições), cada dia, de 01 a 08 de novembro; nos outros dias do ano será parcial;

Como fazer para adquirir essa indulgência plenária para as almas do purgatório?

Para adquirir a INDULGÊNCIA PLENÁRIA é preciso ir ao cemitério, rezar devotamente pelos defuntos e preencher essas quatro condições:

a) confissão sacramental – cada confissão vale para as indulgências obtidas até uns 15 dias antes e para as que serão obtidas até uns 15 dias depois de recebido o sacramento;
b) comunhão eucarística – é necessária uma comunhão para cada indulgência;
c) oração nas intenções do Sumo Pontífice – rezar para cada indulgência;
d) exclusão de qualquer apego ao pecado, mesmo venial.

Tenho que me confessar, comungar e rezar pelo Papa no mesmo dia?
As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do Soberano Pontífice se façam no mesmo dia em que se faz a obra.

Quais as orações devo fazer pelas intenções do Santo Padre?
A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.

Também é muito importante ressaltar que, para lucrar qualquer indulgência plenária, é imprescindível que não tenhamos nenhum apego ao pecado, mesmo pecados veniais. Portanto, qualquer pessoa que se mantenha cometendo pecados com certa frequência, como vícios e outros tipos de pecados que se repetem, mesmo que sejam veniais, sem nem mesmo lutar para se afastar deles, não conseguirá lucrar uma indulgência plenária, apenas parcial.

Não fui ao cemitério, nem rezei pelos defuntos ou pelas intenções do Papa, nem confessei e não comunguei no Dia de Finados. E agora, posso ainda conseguir as indulgências para as almas do purgatório?

Sim. Para aqueles que não foram ao cemitério no dia de finados, não confessaram, não comungaram e/ou não rezaram pelo Papa ainda há uma chance. Eles tem até o dia 08 de novembro para observarem todas as condições e obterem a indulgência plenária. (Padre Edivan)

Santa Rita de Cássia, Rogai por nós!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja Louvado!

Vivian Simone Kato Monteiro Iwai
PASCOM – Futuro Santuário de  Santa Rita de Cássia – Londrina (PR).

Fotos: Luciano Barbizan e Vivian Monteiro

Confira mais fotos no flirck clicando nas imagens:

IMG_20221102_161000949
DSC_1986

Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de Missas Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do Impossível | Pedidos de Oração