São João Batista, denunciou o erro, e por sua fidelidade inabalável aos ensinamentos de Jesus, foi decapitado. E nós, o que temos coragem de fazer pela verdade de Jesus Cristo?

Estamos vivenciando um tempo em que apresentar a verdade de Jesus Cristo nos faz sermos “preconceituosos” e nos deixa à margem da sociedade.

Herodes, era vaidoso e se utilizava da corrupção para manter sua diplomacia.  é muito difícil mudar”. João Batista “o repreendeu pelo seu pecado” de adultério. Por meio do profeta João Batista, Herodes “ouvia a voz de Deus, que lhe dizia para “mudar de vida”, mas Herodes não aceitou.

Conhecemos os ensinamentos de Jesus Cristo que nos pede a seguir o caminho da verdade, será que O ouvimos? Quais têm sido as nossas escolhas diante das oportunidades que a vida nos oferece?

Herodíades era a esposa do irmão de criação do rei, que Herodes matou para se casar com ela. O Evangelho diz, apenas, que ela “odiava” João, porque ele falava claro.

Salomé, a bailarina vaidosa, que dançava muito bem, “agradava aos convidados, e, sobretudo, ao rei”. A rainha e sua filha representam o convite as coisas mundanas.

Inúmeras vezes somos perseguidos por falar a verdade de Cristo. O mundo quer ouvir aquilo que é fácil e agradável, mas o caminho de Jesus é estreito, é preciso nosso posicionamento sobre os valores da fé cristã diante das ameaças e ideologias pagãs do mundo. 

O martírio de São João Batista nos ensina sobre o nosso compromisso como cristãos batizados em obediência: Se guardares o meu mandamento, permanecerei no meu amor. (João 15,10)

Luzimar Ribeiro

Fontes de pesquisa:

https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/martirio-de-sao-joao-baptista.html
https://www.cnbb.org.br/homilia-o-martirio-de-sao-joao-batista-ano-b/

www.cancaonova.com

Bíblia, edição Ave Maria: Mateus 14:1-12, Marcos 6:14-29 e Lucas 9:7-9.