Nas últimas semanas, nossas comunidades vivenciaram dias de profunda emoção e graça. A celebração dos sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma trouxe à tona a beleza da fé vivida em comunidade, com corações abertos ao amor de Deus e famílias reunidas para testemunhar a presença de Cristo entre nós.
Esses momentos representam passos concretos na caminhada cristã, sinais do compromisso pessoal com a fé e com a vida em comunidade. Para cada criança, jovem e adulto que recebeu esses sacramentos, houve uma história de preparação, de oração. E para toda a comunidade, foram dias de renovação espiritual.
A importância desses sacramentos
A Primeira Eucaristia é um dos momentos mais marcantes na caminhada cristã. É quando o catequizando recebe, pela primeira vez, o Corpo e o Sangue de Cristo na Sagrada Comunhão.
A Crisma, ou Confirmação, é o sacramento que fortalece a graça do Batismo e marca a maturidade na fé, que conduzido pela força do Espírito Santo o cristão passa a ser testemunha do Evangelho no mundo.
Primeira Eucaristia: Encontro com Jesus na Comunhão
No mês de abril, 52 catequizandos receberam a Primeira Comunhão, marcando suas vidas com a graça do sacramento e o brilho da alegria verdadeira.
Na matriz – F. Santuário Santa Rita de Cássia, a celebração aconteceu no dia 26 de abril e foi presidida pelo pároco Pe. Humberto Lisboa. Nesta Santa Missa festiva, 40 jovens e adultos se aproximaram pela primeira vez da Eucaristia, preparados com muito carinho pelas catequistas Katia, Rafaeli e Ivone.
As capelas rurais também participaram dessa vivência espiritual tão especial: Na capela Santo Antônio 3 jovens receberam a primeira eucaristia preparados pela catequista Fernanda; Na Capela São Judas Tadeu 5 catequizandos guiados pela catequista Maria Aparecida; na Capela São Francisco 4 jovens receberam o sacramento acompanhados pela catequista Lia.

Crisma: testemunhas da fé
No dia 14 de junho de 2025, o F. Santuário Santa Rita de Cássia foi novamente palco de uma grande celebração: a Crisma de 58 jovens e adultos. Presidida pelo Pe. Glauber Glauberto, a Santa Missa foi marcada por momentos de espiritualidade e compromissos.
Esses crismandos foram preparados com zelo e dedicação pelos catequistas Elton, Andrea, Márcia e Vanessa. Após meses de formação e partilhas, os jovens disseram “sim” à missão de serem luz no mundo. Marcados com o óleo do Crisma, agora estão protos para viver a fé com a mais maturidade, coragem e responsabilidade.

Gratidão aos nossos catequistas
A cada passo dado por esses 110 catequizandos, houve mãos que cuidaram e corações que ensinaram. A comunidade Santa Rita de Cássia, Londrina expressa sua mais profunda gratidão aos catequistas Andrea, Elton, Fernanda, Ivone, Katia, Lia, Maria Aparecida, Márcia, Rafaeli e Vanessa, que, com amor e dedicação, guiaram os fiéis ao encontro com Cristo.
Que o exemplo de cada um possa então inspirar a outros a também servirem com alegria, ajudando a formar uma igreja cada vez mais viva.
Matéria: Ana Silvia Mendes – Agente PASCOM – Santa Rita de Cássia – Londrina(Pr)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.