O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA
No sacramento da penitência, os fiéis que confessam seus pecados ao ministro legítimo, arrependidos e com o propósito de se emendarem, alcançam de Deus, mediante a absolvição dada pelo ministro, o perdão dos pecados cometidos após o batismo, e ao mesmo tempo se reconciliam com a Igreja, à qual ofenderam pelo pecado (Cân. 959).
“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão” (CIgC 1422).
“É chamado sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai da qual o pecador se afastou pelo pecado” (CIgC 1423).
É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num sentido profundo, este sacramento é também uma “confissão”, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador. E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente “o perdão e a paz”. E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5, 24) (CIgC 1424).

Confissões Matriz – Futuro Santuário Santa Rita de Cássia
Por ordem de chegada:
- Segunda-feira | Quarta-feira | Sexta-feira: 14h30 às 17h (secretaria)
- Todos os sábados: 14h30 às 17h30 (confessionário)
- Todo dia 22: 8h30 às 11h30 | 14h30 às 17h30 (confessionário)
- Direção espiritual agendar na secretaria.
Passar da miséria à misericórdia: Confira o que o Papa Fala sobre o Sacramento da Confissão: